top of page

organização pessoal

  • Foto do escritor: Lara Delgado
    Lara Delgado
  • 1 de fev. de 2017
  • 3 min de leitura

301 bloco a | bullet journal

Oi gente!!!

No meu último post eu disse que mais pra frente ia falar sobre o Bullet Journal por aqui.

E senta que lá vem texto...

- O que é o bullet journal? Então, o BJ é um diário/método de organização, ele funciona de modo que toda ação corresponde a um bullet (ícone) e todos os dias serão organizados por tarefas a cumprir. Esse “método” foi criado pelo americano Ryder Carroll, um designer que percebeu que, assim como ele, outros profissionais que lidavam com tecnologia estavam cada vez mais voltando a usar papel para montar seus planejamentos e registrar ideias e coisas a fazer. Esse é o site dele (em inglês).

- Por que eu resolvi fazer um bullet journal e como isso me ajudou? Eu tenho me tornado muito esquecida e bem desorganizada de uns tempos pra cá, percebendo isso uma amiga me apresentou ao bullet journal. De início eu deixei a ideia na geladeira, só quando fui à psicóloga e ela também me recomendou um diário/agenda pra me organizar e anotar as coisas, que voltei a pensar nele. A realidade é que comecei o BJ pra monitorar minha ansiedade.

- Como assim monitorar a ansiedade? Então, preciso explicar o bullet journal antes de chegar nessa parte! Vamos para:

- Como ele funciona? O diário é dividido basicamente em três partes essenciais. Na primeira página do caderno se encontra a legenda, ou seja, os “bullets” e o significado de cada um deles, como na foto abaixo. Pra que fique mais fácil organizar os dias de forma mais objetiva.

Já no início de cada mês é feito uma página com um calendário mensal e ao lado uma lista com todos os dias do mês em questão. Isso você vai usar pra eventos importantes, coisas que não pode esquecer até que a data chegue, uma vez que ele não é igual a agenda que já vem com os dias preenchidos (isso é ótimo, porque caso você pule alguns dias não fica aquele vazio horroroso que fica na agenda), e todas as tarefas a serem concluídas naquele mês, usando o sistema de legenda.

E por fim, o calendário diário, onde é listado o que precisa ser realizado no dia.

Em alguns sites algumas pessoas costumam separar uma folha para o “future log”, um calendário anual para informações dos meses seguintes.

Outra vantagem do bullet journal é que ele é totalmente personalizável. O meu, por exemplo, tem várias outras páginas de coisas importantes para mim e, além de ter todas as tarefas a serem cumpridas no dia, ao fim de cada dia eu coloco um "motivo para ser grato hoje" e um resumo do meu dia em questões psicológicas. Aí entra o monitoramento da minha ansiedade.

"Como assim monitorar a ansiedade?" Eu tava precisando me conhecer melhor, em termos de o que me deixava mal, o que me fazia querer não sair de casa, o que me causava pânico, e milhares de outros sofrimentos diários que eu não estava compreendendo bem.

Com esse mini diário ao fim dos dias, consegui perceber melhor os meus motivos, as minhas angústias e pude trabalhar melhor e lidar melhor com isso (e continuo porque é contínuo né).

O fato de colocar no papel também acalma pra caramba, pelo menos pra mim.

Por fim uma parte que roubou meu coração : a decoração do bullet journal! Como ele é feito em um "caderno" (comum, quadriculado ou pontilhado) a decoração fica à nosso critério e é ótimo pra passar o tempo rabiscando atoa!

Sobre as outras páginas que eu faço no meu : * objetivos * finanças * séries/filmes para ver * livros para ler * autoconhecimento

E você pode fazer quantas mais quiser para o que quiser.. Vou deixar algumas ideias por aqui pra vocês verem.

Então é isso! Eu recomendo demais, principalmente se você precisa organizar a sua vida, seus dias. No meu Pinterest tem uma pasta só com ideias para o bullet journal, incluindo ilustrações bonitinhas. É só ir lá! Falem o que acharam, se quiserem algum post podem me pedir pelo facebook também, adoro quando me sugerem algo! Se fizerem os seus me mandem foto também!

Beijinhos

Comments


bottom of page