top of page

amanhã eu faço

  • Foto do escritor: Lara Delgado
    Lara Delgado
  • 6 de mar. de 2017
  • 3 min de leitura

Olá pessoal! Eu sei que sumi. Jurei pra mim mesma que isso não aconteceria, mas vez ou outra acontece mesmo, ainda mais comigo. Me enrolo toda pra fazer as coisas e aí, de repente, não faço. Por que? Porque, na maioria do tempo, estou procrastinando. Com o carnaval e a mudança de apartamento acabei deixando o blog um pouco de lado. A questão aqui é que minhas aulas começaram hoje e, nessa época do ano, preciso evitar ao máximo cair na procrastinação (evitar ao máximo é permitir de vez em quando, tá?). Apesar de o meu curso ser um curso criativo e a procrastinação ajudar de certa forma a criatividade, existe um pequeno problema. Eu levo ela ao extremo.

Se você é como eu, segue abaixo uma listinha que vai ajudar a melhorar o seu rendimento no dia-a-dia.

1. faça listas diárias Estabelecer metas diárias ajuda a organizar um pouco o caos que às vezes causamos na nossa própria mente. Ter uma lista com os afazeres a cumprir vai te permitir estruturar melhor o seu dia e no fim será bem mais proveitoso. É importante que essa lista seja o mais detalhada possível, quanto menores seus objetivos, mais rápido irá alcançá-los e isso fará com que se sinta orgulhoso e, assim, mais disposto. Assim, mesmo os objetivos muito grandes devem ser destrinchados em objetivos menores. A lista deverá ser focada no que normalmente você iria ficar adiando.

2. a hora é agora Tente não deixar NADA para mais tarde, tudo o que puder ser feito de imediato, deverá. Deixar as coisas para mais tarde só vai te sobrecarregar e deixar mais ansioso. No fim, assim como eu, você não vai fazer nada. Outra coisa importante é tentar não pensar muito no tanto de coisa que ainda tem que fazer, foque no presente imediato e na tarefa a ser feita agora. Uma coisa de cada vez!

3. pequenas recompensas Toda vez que você se recompensa por algo,isso torna a atividade mais prazerosa. Te motiva. Só que pra isso você não pode se recompensar por tudo, ou ficará muito rotineiro e a recompensa irá perder o valor. Tente se recompensar sempre que acabar uma lista de pequenas tarefas que, juntas, formem uma tarefa grande e "chata".

4. pomodoro Essa é uma técnica que descobri no meu ano pré-vestibular. Ela tem como base cronometrar 25 minutos para fazer algo sem interrupções e, ao fim desses minutos, você tem outros 5 de descanso. Funciona para tarefas muito grandes, que dão preguiça só de pensar, sabe?

5. faça anotações durante o dia Tudo o que pensar em fazer enquanto cumpre uma tarefa anote! Isso impedirá que deixe sempre suas tarefas pela metade e, depois de cumpri-las, poderá fazer o que deseja.

6. Algumas vezes enrolar é ok

Pare de se cobrar demais também. Já parou pra pensar que sua procrastinação pode te fazer bem? Se você consegue dar conta do que é preciso sem precisar virar mil e entrar em pânico, às vezes não tá procrastinando TANTO assim não é mesmo? Além do mais, enrolar um pouco antes de alguma atividade que requer criatividade pode ser benéfico, sabia? Sua mente estará inconscientemente coletando e processando ideias e isso abre um leque de possibilidades para o que precisa ser feito. Além disso, faz a vida um pouquinho mais feliz.

7. comece Esse é o mais importante de todos. Acima de qualquer coisa você precisa começar, ou voltará ao seu problema inicial.

Espero que tenham gostado e que coloquem em prática, eu pretendo! Beijinhos

Comments


bottom of page