top of page

ponto a ponto

  • Foto do escritor: Lara Delgado
    Lara Delgado
  • 7 de dez. de 2017
  • 3 min de leitura

Há algum tempo postei por aqui as fofuras dos bastidores bordados que estavam virando febre, hoje já consolidada.

Quem me acompanha de perto sabe que eu entrei de cabeça nessa história de bordado e a pergunta que mais ouvi dos meus amigos foi : "nossa, mas onde você aprendeu?".

Galera, vocês conhecem o YouTube? ("se inscreve no canal, deixa seu joinha e ativa o sininho", esse mesmo)

Realmente, maior parte do meu pequeno aprendizado veio de lá. Claro que uma noção de lógica também ajuda, mas o YT tem muuuitos tutoriais bem facinhos mesmo!

E aí que várias pessoas também me falaram: "Lara, faz um workshop de bordado, vai ser muito legal e tem muita gente que vai querer", mas gente, me sinto zero preparada pra isso. Ainda tenho muito a aprender e o que eu aprendi, até o momento, vocês também podem aprender por si em tutoriais muito legais, e aí né, resolvi facilitar a vida de vocês enquanto não crio coragem pro workshop porque sou muito boazinha mesmo...

Fiz um compilado dos vídeos mais importantes pra quem está aprendendo com alguns dos principais pontos nessa playlist aqui que montei no youtube.

Você vai precisar de:

- um desenho, da sua escolha

- papel carbono (PARA TECIDO)

- lápis

- bastidor (o número que você preferir, eu prefiro o 20, que é médio)

- tecido (eu uso muito o algodão cru, mas você quem escolhe)

- agulha (é só perguntar na hora de comprar qual é recomendada para o tecido que você escolheu, as mais usadas são a 7 e a 9)

- linha (eu uso muito as Mouliné, e as meadas da âncora são as mais bonitas e que dão os efeitos mais intensos no bordado, isso não quer dizer que as outras fiquem ruins, você pode começar com linhas mais baratinhas)

Também vou deixar aqui algumas foto-tutoriais pra saberem como fica cada ponto e escolherem quais vídeos irão ver.

Ponto Haste

Esse é o ponto base, pelo menos foi o meu, junto com o ponto atrás, porque dá pra bordar MUITA coisa só com eles.

Nó Francês

Esse é meu ponto preferido da vida! Dá trabalho? se for só um não, mas se forem muitos é melhor fazer bemmmm tranquilinho e aos poucos... Mas tem um dos efeitos mais lindos.

Ponto Atrás

Esse é o tal do ponto atrás! Errei muito antes de acertar, se você tiver facilidade com ele, por favor não me conte, não me envergonhe. Mas assim como o ponto haste, ele é um dos pontos base para bordados.

Ponto Margarida

O ponto margarida é uma fofura e muuuito fácil de fazer! É só lembrar de não esticar demais a linha pra não ficar repuxando o tecido, mas é a florzinha mais básica existente.

Ponto Cheio

O ponto cheio é um dos mais queridinhos, porém, até você conseguir fazer uma borda perfeita leva um tempo (ou sorte), mas sem tentar é impossível né?

Ele não é recomendado para bordados muito grandes porque a linha pode enroscar, ficar com o aspecto de mal feito.

Só com esses pontos das imagens já dá pra começar o seu bordadinho e, como já devem ter percebido, as imagens vieram do Bordados Decoração, esse site aqui, maravilhoso e que ensina todo o básico!

Vou deixar minha pasta de bordado no pinterest linkada aqui também pra caso vocês queiram algumas ideias, mas já aviso, tá bem desleixada.

Esses são bordados feitos apenas com os pontos que apresentei nas fotos aqui, pra vocês verem que não precisa ser tão expert assim. O traço melhora muito com o tempo (traço não é só pra desenho, viu?) e a sua destreza também.

Espero muito que tenham gostado e que realmente façam uso dessa terapia tão relaxante que é o bordado. Esse post não vai te ensinar tudo né, não é um milagre, mas espero ter ajudado a começar, pelo menos.

Mais uma coisa, se o seu primeiro bordado não ficar lindo, não desanima não, é preciso prática e não é na primeira vez que vai sair perfeito.

Me contem depois e me mandem fotoss!!!

 
 
 

Kommentare


bottom of page