desapega, desapega, OLX
- Lara Delgado
- 30 de dez. de 2017
- 3 min de leitura
Olá meus amores! Mais uma vez estou de mudança, dessa vez a casa dos meus pais que está mudando de endereço, mas tive que participar bastante ativamente desse processo.
Mudança é difícil, cansativo, isso todo mundo sabe, mas tem vários prós também. Casa nova, tudo arrumadinho (depois, é claro) e muito, MUITO desapego!
E é sobre isso que resolvi vir falar aqui hoje. Fim de ano mal bateu na porta e já entrou arrasando com tudo e 2018 tá chegando aí, que tal aproveitar esse espirito natalino que ainda está no ar e fazer aquela limpa no guarda roupas pra doar tudo o que você não usa mais?
Aqui na minha família a gente tem uma cultura bem forte de passar tudo o que não serve ou não usa uns para os outros, minhas tias passaram pra minha prima, que passou pra mim, que passei pra outra prima e assim vai. Claro que nem tudo que nos é passado a gente quer e aí essas coisas que não servem ou não fazem nosso gosto, a gente sempre doa para outras pessoas que podem estar precisando.
Incrível que a felicidade que sentimos quando trocamos essas peças é a mesma de ganhar uma roupa novinha, isso porque temos condições de comprar, imagina quem não tem? É tão gostoso esse carinho, sem contar que ajuda a diminuir um pouquinho dessa compra desenfreada.
A questão que pega é O QUE DOAR?
Eu, particularmente, sou uma pessoa bem desapegada de roupa, minhas amigas sabem bem disso. É muito raro eu amar algo a ponto de ficar segurando aquilo no guarda roupas sem usar, mas não é assim com todo mundo, e por isso resolvi dar essa ajudinha aqui.
As vezes nem é questão de apego, é questão de realmente não saber por onde começar, como escolher as peças, etc.
Então vou explicar como eu faço e vocês vão adaptando aí ao estilo de vida de vocês:
- O primeiro passo é tirar TUDO do guarda roupas.
Mas calma, eu tiro uma porta por vez. Primeiro as calças, depois blusinhas, vestidos... E assim, enquanto vou organizando o armário, já vou separando o que pode ser doado.
(Aqui é extremamente raro encontrar algo que deva ir para o lixo, principalmente porque eu faço essa limpa várias vezes ao longo do ano)
- Eu PRECISO disso?
Sabe aqueles vestidos de festas de 15 anos? Já parou pra pensar quantos anos você tem hoje? Você realmente precisa desses vestidos? É uma questão importante no desapego! A gente costuma guardar roupas sem necessidade alguma. "Eu posso usar isso um dia" ah é? Quando? Onde? Nada de situações hipotéticas que jamais vão acontecer hein!
- Eu usei isso desde a última vez que doei roupas? (também serve em 1 ano, ou 6 meses)
Essa é a principal pergunta que eu me faço, especialmente porque as vezes a gente guarda umas coisas que não faz sentido nenhum! Simplesmente porque foi muito caro, ou porque é bonito mas 0 seu estilo.
Isso já ajuda a separar uma pilha enorme por aqui, porque apesar do imaginável, eu uso SEMPRE as mesmas roupas.
- Posso reaproveitar isso?
Mais uma questão: eu adoro customizar roupas, mas vai ficar bom mesmo? Ou vai ficar meio pombo? E depois de customizada: eu vou usar de verdade? Ou vou me iludir? Se você não precisa, aquilo tá ocupando um espaço que poderia servir para outras coisas...
Se você chegou na última pergunta e a resposta foi não, bota na pilha de doação e faça alguém MUITO FELIZ!
Ultimamente o bazar ganhou uma popularidade enorme, pelo menos por aqui, mas será que vale mesmo a pena, você precisa desse dinheiro?
"Ai Lara, mas essa roupa foi tão cara, não vou dar não!" tudo bem, mas você vai vender a preço de bazar? Por que ó, não é tanto dinheiro, realmente vai fazer a diferença pra você? Se sim, ok. Mas tenta tirar alguma coisinha pra doar também e, por favor, não vai ser aquela meia furada.
Todas essas perguntas valem pra sapatos e bolsas também, não só para roupas! Serve praquele material de faculdade lá do primeiro período que você nunca mais vai precisar, serve pros panos de prato que ficam no fundo da gaveta, pras toalhas que já não estão tão macias assim, pras bijus que são lindas mas que não veem sua pele há mais de 2 anos.
Vamos desacumular e liberar espaço pra todas as coisas novas que vai nos trazer, inclusive no coração. Você precisa desse rancor, desse ciúme idiota? Não vale mais a pena passar a virada com o coração leve e tranquilo?
Não adianta pedir paz e ir pelo caminho contrário, minha gente! Ouvi muito falar por aí que 2018 vai ser o ano da colheita, vamos colher tudo o que plantamos até aqui, sempre há tempo de mudar.
"Tudo o que a gente dá, a gente recebe em dobro".
Feliz 2018 e um ótimo desapego!
Comments